Rohani toma posse para segundo mandato como presidente do Irã

Teerã, 5 ago (EFE).- O clérigo moderado Hassan Rohani tomou posse neste sábado para seu segundo mandato de quatro anos como presidente do Irã em uma cerimônia realizada no Parlamento.

Dezenas de delegações internacionais marcaram presença no ato de posse na capital Teerã, realizado após a ratificação de Rohani no cargo, há dois dias, pelo líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Rohani prestou juramento "ao sagrado Corão e ao povo iraniano por Alá todo-poderoso" de que será "guarda da religião oficial, do sistema republicano islâmico e da Constituição do país".

O presidente iraniano também prometeu estar "a serviço de todo o povo", melhorar a situação do país e apoiar a justiça, a liberdade e o respeito aos direitos dos cidadãos.

Participaram da cerimônia com discursos o presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, e o chefe do Poder Judiciário, Sadeq Larijani.

Ambos agradeceram a presença de personalidades estrangeiras e destacaram que a alta participação nas eleições presidenciais de maio, de 73% dos eleitores, mostra a força da democracia no Irã e a lealdade do povo iraniano ao sistema da República Islâmica.

Entre os líderes estrangeiros presentes estavam a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, e chefes de Estado de países como Iraque e Afeganistão.

Após sua ratificação no cargo, na quinta-feira, Rohani frisou que o Irã manterá o "caminho da moderação" e "uma relação construtiva com o mundo", além de advertir que "não aceita o isolamento", nem se rende aos "inimigos que querem isolar ao Irã", em alusão a Estados Unidos e Arábia Saudita.

A partir de hoje, dia decretado como feriado no Irã, Rohani terá duas semanas para formar um novo ministério, que deve voltar a ter nomes fortes como o atual chefe da diplomacia, Mohamad Yavad Zarif. EFE

mv-ar/id

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos