Trump: "Sanções da ONU à Coreia do Norte terão 'impacto muito grande'"

Washington, 5 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que as sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte terão "um impacto financeiro muito grande".

"O Conselho de Segurança das Nações Unidas acaba de votar e sancionar a Coréia do Norte. China e Rússia votaram conosco. Impacto financeiro muito grande!", escreveu Trump em sua conta pessoal da rede social Twitter.

"A resolução das Nações Unidas é o maior pacote único de sanções adotadas contra a Coreia do Norte. Cerca de 1 bilhão em custo para a Coreia do Norte", acrescentou Trump, que hoje desfrutou de seu primeiro dia completo de férias no seu luxuoso clube de golfe de Bedminster (Nova Jersey), onde passará duas semanas.

Trump tuitou depois que o Conselho de Segurança aumentou a pressão sobre a Coreia do Norte com vetos a vários setores da sua economia e emitiu uma mensagem de unidade frente a ameaça "global" que representa seus ensaios com mísseis.

Os 15 países do organismo adotaram por unanimidade uma resolução que há um mês era negociada e que reduz em US$ 1 bilhão por ano os investimentos que o regime de Pyongyang obtém com suas exportações.

Concretamente, o texto inclui o veto às exportações de carvão, de ferro, chumbo e mariscos.

Todos os países deverão garantir que suas empresas e cidadãos não adquiram estes produtos da economia norte-coreana e cujos investimentos, segundo o Conselho de Segurança, são "utilizados para financiar programas ilícitos".

"A Coreia do Norte deve perceber que a comunidade internacional falou com uma só voz, que tem a chance de parar seu comportamento temerário e irresponsável", informou a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, em referência à sua atividade armamentística.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos