Deputados alertam sobre inundações e milhares de afetados na Venezuela

Caracas, 6 ago (EFE). - Os deputados opositores da Venezuela informaram neste domingo que os estados do sul e do leste do país foram afetados pelas chuvas e pelo transbordamento da Hidrelétrica de Guri a principal do país, o que deixou milhares de casas debaixo d'água.

De acordo com a deputada María Hernández, 3 mil famílias do estado do Delta Amacuro tinham sido afetadas "pela abertura das comportas das represas no estado de Bolívar".

Já o parlamentar Angel Medina informou que o Rio Orinoco transbordou e mil famílias foram afetadas em Bolívar.

"A previsão é que continue chovendo durante todo o mês de agosto em Bolívar. É necessário ativar alertas e agir", afirmou o político.

A dirigente opositora María Corina Machado também se manifestou via Twitter sobre esta situação: "Tão corruptos, quanto ineptos. Ciudad Guayana debaixo d'água porque não conseguem gerir nem uma represa. A minha solidariedade para Bolívar. Falta pouco".

Diante desse cenário, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou que o vice-presidente Tareck El Aissami preste apoio "imediato" aos estados de Delta Amacuro, Bolívar e Táchira.

"Vice-presidente Tareck El Aissami telefone imediatamente para ver o que mais é preciso dar. Apoio imediato ao Delta Amacauro e a todos os estados que estão sofrendo, Bolívar e Táchira", disse ele, no programa "Domingos con Maduro", transmitido pelo canal estatal "VTV".

Maduro ainda pediu aos governadores desses estados, ao ministro de Ecosocialismo e Águas, Ramón Velásquez, à Defesa Civil e às Forças Armadas alerta máximo com as recentes enchentes, que, segundo ele, foram "impressionantes".

"Tivemos aqui três anos de seca e grande calor. Este ano foi de chuva acima do normal. Graças às medidas que tomamos não aconteceram catástrofe, tragédia ou mortes. São medidas preventivas, mas há que atender", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos