ELN nega ser responsável por ataque à equipe da ONU na Colômbia

Bogotá, 6 ago (EFE).- A guerrilha do Exército de Liberdade Nacional (ELN) negou neste domingo ser responsável pelo ataque a uma equipe com observadores da Missão das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, em que um policial ficou ferido.

"O ELN desmente sua autoria do ataque à Missão da ONU na Colômbia", disse o grupo através da conta no Twitter da sua delegação nos diálogos de paz com o Governo.

A Missão da ONU na Colômbia confirmou que uma equipe em que estavam alguns dos seus observadores, membros das FARC e da Polícia "foi emboscada" quando trabalhavam na extração de explosivos ocultos em 'caletas' (esconderijos) dessa guerrilha.

O grupo estava em uma área remota do município de Caloto, no departamento de Cauca, no sudoeste do país, quando o ataque aconteceu. Um integrante da Unidade para a Edificação da Paz (Unipep) ficou ferido.

Depois de receber as armas de quase 7 mil integrantes das Farc, a missão trabalha para retirar armamento e explosivos de 779 pontos, com a colaboração de membros dessa guerrilha e o apoio da Polícia.

A Missão da ONU na Colômbia tem caráter político e não militar, sendo que os policiais e militares internacionais que a integram andam desarmados, ainda que claramente identificados com coletes azuis com o emblema do organismo.

Neste sentido, o ELN denunciou que várias testemunhas e autoridades indígenas lhes informaram que há pessoas que usam os seus braceletes, desenham grafites com suas siglas e usam slogans em ações nas quais o grupo nega estar envolvido.

Por último, o ELN pediu que haja uma investigação acerca do ataque à Missão da ONU.

O Governo da Colômbia e o ELN começaram no dia 7 de fevereiro em Quito um processo de diálogo, a fim de acabar com o confronto entre as partes que durou mais de 52 anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos