Lavrov e Tillerson se reúnem em Manila para reduzir tensões bilaterais

Manila, 6 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, iniciaram neste domingo uma reunião em Manila, nas Filipinas, que pode reduzir as tensões bilaterais, informaram fontes diplomáticas.

O encontro ocorre à margem de uma reunião realizada na cidade entre os ministros de Relações Exteriores dos dez países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) - da qual também participam ambos como convidados, junto com os chefes da diplomacia de outros 15 países -, e acontece após uma nova rodada de sanções aprovadas por Washington contra Moscou.

As sanções americanas foram anunciadas após a reunião que os presidentes de EUA, Donald Trump, e Rússia, Vladimir Putin, tiveram durante a cúpula do G8, no começo de julho, em Hamburgo (Alemanha), e foram respondidas na semana passada por Moscou com a decisão de reduzir o número de funcionários da diplomacia dos EUA em território russo.

Segundo as duas partes, esta espiral de medidas deixaram as relações bilaterais em um ponto "perigosamente baixo".

Ambos os países encontraram, no entanto, nas últimas horas um campo de entendimento, com o apoio da Rússia às sanções aprovadas ontem pela ONU contra a Coreia do Norte pelo programa nuclear de Pyongyang, que tinham sido propostas pelos EUA.

As sanções contra o programa nuclear norte-coreano também receberam o respaldo da China, cujo ministro de Relações Exteriores, Wang Yi, que também participa como convidado da reunião da Asean, deve se encontrar na capital filipina tanto com Tillerson como com Lavrov.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos