Maduro diz que cassação de promotora era "necessária" e defende Constituinte

Caracas, 6 ago (EFE). - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste domingo que a decisão da recém-instalada Assembleia Nacional Constituinte (ANC) de destituir a promotora-geral, Luisa Ortega Díaz, era "necessária", e defendeu a legalidade do órgão que irá reescrever a Constituição.

"O magno poder legislativo, que pode tudo, ontem tomou uma decisão clara e necessária para que haja justiça e paz", disse o governante, em seu programa de televisão "Los domingos con Maduro".

Ontem, a ANC, integrada apenas por aliados do governo, decidiu pela destituição de Ortega após receber um comunicado do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). O texto indicava que ela tinha sido suspensa "para julgamento por supostas faltas graves no exercício da função". No lugar de Ortega, a ANC designou o titular da Defensoria do Povo, Tarek William Saab.

Hoje, Ortega disse que desconhece a cassação e que continua no órgão. A coalizão de partidos opositores Mesa da Unidade Democrática (MUD) também assinalou que rejeita à ANC e as decisões tomadas por ela. Paralelamente, Estados Unidos, União Europeia e pelo menos 12 países latino-americanos criticaram o órgão e anunciaram não reconhece-lo.

Maduro tachou as posturas de "grosseria", apontou que a destituição de Ortega responde a um assunto "doméstico" da política venezuelana e indicou que a Assembleia Constituinte "é mais legítima" do que os governos "de direita" que pedem a sua dissolução.

"Mudar um promotor, um representante do Ministério Público, é um assunto de cada país", acrescentou.

A Assembleia Constituinte foi instalada em meio a protestos que acontecem em todo o país há quatro meses. Até o momento, 121 mortes foram registradas nessas manifestações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos