Maduro parabeniza Força Armada da Venezuela por atuação em base militar

Caracas, 6 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) pela reação "imediata" que tive neste domingo em resposta a ação "terrorista" que aconteceu na Brigada 41 de Blindados do Batalhão Paramacay, na cidade de Valencia, no centro-norte da Venezuela, supostamente cometido por militares.

"Quero parabenizar a Força Armada Nacional Bolivariana pela reação imediata que teve frente ao ataque terrorista. Há uma semana ganhamos com votos e hoje foi preciso ganhar com balas", disse Maduro, no programa "Los domingos con Maduro", transmitido pelo canal público "VTV".

O governante informou conversou com o comandante da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), o general Jesús Suárez Chourio, e que mais adiante dará detalhes do ocorrido. Ele também felicitou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, "todo o Estado maior Superior" e Chourio, com quem, assegurou, está em contato "permanente".

Chourio informou incialmente sobre a ação: "Um grupo de paramilitares, aproveitando as condições do momento, nos atacou, mas imediatamente eles foram repelidos, foram derrotados e estamos aqui festejando o triunfo da pátria", disse o general, em pronunciamento público ao lado de diversos oficiais.

Da mesma forma que Chourio, Maduro sustenta que o ocorrido hoje não foi um levante militar, mas "um ataque terrorista".

A ação aconteceu de manhã e foi informado através de um vídeo divulgado na internet, no qual um grupo de cerca de 20 homens armados e uniformizados acompanha um porta-voz que se identifica como "capitão Juan Caguaripano" e "comandante da operação David Carabobo".

De acordo com Maduro, o ataque deixou dois mortos, um ferido e dez detidos.

A metodologia de segurança deu resultado (...) dois foram abatidos pelo fogo leal à pátria, um está ferido. Dos dez autores que ficaram nas instalações do Paramacay, nove são civil e só um é um tenente desertor", disse o presidente no programa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos