Senadora e ex-ministra francesa Nicole Bricq morre ao cair da escada

Paris, 6 ago (EFE). - A senadora do partido governante na França, Em Movimento, Nicole Bricq, que foi ministra do ex-presidente socialista François Hollande, morreu neste domingo, aos 70 anos, depois de cair acidentalmente ontem à noite de uma escada, informaram fontes do governo.

Bricq - uma das primeiras parlamentares socialistas a se unir ao Em Movimento - liderou a pasta de Ecologia e depois a de Comércio Exterior no Executivo de Jean-Marc Ayrault.

A política estava de férias quando sofreu o acidente e morreu nesta manhã (horário local) no Hospital de Poitiers, na região oeste da França. Ela será enterrada nos próximos dias em La Rochefoucauld, onde nasceu.

Bricq foi eleita deputada pelo Partido Socialista em 1997 pelo departamento de Seine-et-Marne, nos arredores de Paris, mas perdeu sua cadeira cinco anos depois para o conservador Jean-François Copé. Em 2004, se tornou senadora por esse mesmo departamento. No mês passado, ela decidiu que não se candidataria para as próximas eleições ao Senado, por ter surgido uma candidatura alternativa à sua no mesmo partido.

No Twitter, o presidente do grupo parlamentar do Em Movimento, Richard Ferrand, expressou sua "imensa tristeza" pelo falecimento de Bricq, "envolvida desde cedo" na nova formação política.

O Partido Socialista destacou em comunicado que ela foi uma pessoa próxima a Jean-Pierre Chevènement e Dominique Strauss-Kahn e que, como especialista em finanças públicas, se caracterizou por sua "competência, defesa de convicções e inteligência".

"Tinha uma ideia elevada da política e do serviço aos nossos cidadãos. Uma mulher que sempre se expressava com franqueza e coragem. Uma mulher admirável", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos