China tem intenção de negociar TLC com Mercosul e Uruguai

Montevidéu, 7 ago (EFE).- O conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai, Zhou Quan, declarou nesta segunda-feira à Agência Efe que o país asiático tem "intenções de negociar um Tratado de Livre-Comércio (TLC) com o Mercosul e o Uruguai".

Sobre a possibilidade de um TLC entre China e Uruguai, o diplomata destacou que "o governo chinês sempre tem uma atitude muito positiva e aberta para assinar um tratado que possa promover ainda mais as relações comerciais e econômicas com o Uruguai".

"A questão é que o Uruguai também faz parte do Mercosul, então, dentro desse bloco é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos com eles para possibilitar um TLC", explicou.

Em relação a esta situação, o representante chinês concluiu que existem duas possibilidades: "ou que ocorram negociações entre Mercosul e China ou avançar (um TLC com) o Uruguai, mas com o respaldo dos outros países-membros".

O diretor da Região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, também ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que "o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China".

Fajardo também indicou que no país "houve o desejo de estabelecer e assinar um acordo de livre-comércio (com a China)", mas que este "precisou ser postergado um pouco por ser um tema que vai necessita ser coordenado com os parceiros no Mercosul".

Ambos os diplomatas fizeram estas declarações depois de inaugurarem o seminário "Cooperação Técnica e Econômica da China e sua política exterior", que será realizado por cinco especialistas asiáticos em Montevidéu até 11 de agosto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos