Juiz amplia pedido de extradição de ex-presidente peruano por conluio

Lima, 7 ago (EFE).- Um juiz peruano ampliou o pedido de extradição dos Estados Unidos do ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (2001-2006), pelo delito de conluio, uma acusação que se somará às de tráfico de influências e lavagem de dinheiro, informou nesta segunda-feira o Poder Judiciário.

Toledo tem uma ordem de prisão preventiva de 18 meses pelo suposto suborno recebido da Odebrecht, mas, por permanecer nos Estados Unidos, a Justiça peruana tramita sua extradição desse país.

O Primeiro Juizado de Investigação Preparatória Nacional, presidido pelo juiz Richard Concepción Carhuancho, ordenou a solicitação aos Estados Unidos da ampliação da prisão preventiva com fins de extradição do ex-presidente Toledo pelo crime de conluio referente ao caso Odebrecht.

A decisão esteve fundamentada pelo princípio de dupla incriminação, ou seja, que se qualifica como delito em ambos países, e a não prescrição do mesmo.

A ata, com documentos e cópias de declarações de indiciados, testemunhas e delatores, foi enviada à Unidade de Cooperação Internacional, bem como ao escritório da Interpol de Lima para o seu conhecimento e fins pertinentes, detalhou um comunicado do Poder Judiciário.

De acordo com a acusação, Toledo defraudou o Estado peruano, aliando-se a Jorge Barata, ex-representante da Odebrecht no Peru, para favorecer a construtora brasileira na concessão do projeto Corredor Viário Interoceânico Sul Peru-Brasil.

Em contrapartida, a Odebrecht teria realizado o depósito de pagamentos ilícitos em contas de empresas "offshore" vinculadas ao empresário Josef Maiman, suposto testa-de-ferro de Toledo, no valor de US$ 9 milhões, ainda que tenha sido acordado um pagamento de US$ 20 milhões.

O juiz Concepción Carhuancho solicitou no último mês de fevereiro a detenção preventiva com fins de extradição de Toledo pelos delitos de tráfico de influências e lavagem de dinheiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos