Novo líder de movimento islâmico sírio pede desculpas por "erros" do grupo

(Corrige título).

Beirute, 7 ago (EFE).- O novo líder do Movimento Islâmico dos Livres de Sham, Hasan Sufan, pediu nesta segunda-feira desculpas pelos erros de sua facção, uma das mais importantes da Síria, em seu primeiro discurso após ter assumido o comando do grupo.

"Prometemos à nossa gente o renascimento do Movimento dos Livres de Sham em breve", anunciou Sufan em uma gravação divulgada em um grupo do aplicativo Telegram mantida pelo grupo.

Além disso, o novo líder se comprometeu a cooperar com as organizações militares e políticas da revolução contra o presidente da Síria, Bashar al Assad.

"Estamos prontos para trabalhar com todos os componentes da revolução para que ela seja a revolução de todos. Meus sucessores iniciaram reformas e nós vamos continuar neste caminho de mudanças", afirmou Sufan, indicando que os objetivos da revolução síria são lutar contra as forças do governo e contra o grupo Estado Islâmico.

O novo líder destacou que o Movimento dos Livres de Sham foi uma das facções mais fortes da Síria, com cerca de 8 mil combatentes em diferentes províncias, como Idlib, Hama e Damasco.

Sufan foi escolhido no último dia 1 de agosto pelo Conselho da Shura dos Livres de Sham, o maior órgão do grupo, para substituir Ali al Omar. De tendência salafista, o movimento é uma das organizações mais proeminentes da Síria. Em 2016, chegou a colaborar com a antiga Frente al Nusra, ex-filial da Al Qaeda no país.

A mudança de liderança ocorre depois do início de combate entre os dois grupos islâmicos na província de Idlib no fim de julho. O Livres de Sham perto grande parte da província nos combates, mas depois aceitou um acordo de cessar-fogo para o conflito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos