Parlamento iraquiano decide adiar eleições provinciais para abril de 2018

Bagdá, 7 ago (EFE).- O Parlamento do Iraque decidiu nesta segunda-feira adiar a realização das eleições provinciais previstas para setembro deste ano para abril de 2018, mês em que também ocorrerão as eleições parlamentares, informou à Agência Efe o deputado Ahmed al Yaburi.

Yaburi explicou que na sessão de hoje a maioria dos membros do Conselho de Deputados iraquianos votou pela realização das eleições dos conselhos provinciais junto com as do Parlamento.

O deputado afirmou que o Parlamento "exigiu ao governo iraquiano que garanta um ambiente adequado para a realização das eleições, bem como o retorno dos deslocados", que fugiram de suas casas por conta das diferentes ofensivas contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no país.

Além disso, o Parlamento levantou a possibilidade de adiar as eleições em algumas províncias caso não seja possível dispor das "circunstâncias adequadas".

O presidente do Parlamento iraquiano, Salim al Yaburi, ressaltou ontem em uma reunião com os líderes das diferentes coalizões políticas a "importância" de os blocos parlamentares chegarem a um consenso sobre a lei eleitoral, e apontou que a fase atual "requer diálogo".

As últimas eleições aconteceram em 30 de abril de 2014, ou seja, quase dois meses antes de o EI invadir e ocupar várias províncias e localidades iraquianas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos