Possível sucessor de "El Chapo" se declara inocente de narcotráfico nos EUA

San Diego (EUA), 7 ago (EFE).- Dámaso López Serrano, conhecido como "Mini Lic", afilhado de Joaquín "El Chapo" Guzmán, se declarou nesta segunda-feira inocente de acusações relacionadas com narcotráfico durante uma audiência em uma corte de San Diego, nos Estados Unidos, informou a promotoria.

O filho de Dámaso López Núñez, conhecido como "El Licenciado", é acusado de conspiração para importar e distribuir metanfetaminas, heroína e cocaína, segundo a acusação apresentada por um grande juizado e divulgada hoje.

López Serrano, um dos possíveis sucessores de "El Chapo" no Cartel de Sinaloa, se entregou em julho à Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) em Calexico, na Califórnia.

Os delitos pelos quais foi acusado foram cometidos entre maio de 2005 e agosto de 2016, detalhou hoje a promotoria federal do Distrito Sul da Califórnia.

A promotoria confirmou ainda que os Estados Unidos solicitarão a extradição do pai de López Serrano.

A entidade também acusa pelos mesmos crimes Nahúm Abraham Sicairos, conhecido como "El Quinceañero", considerado o operador financeiro de López Serrano e que foi detido por autoridades mexicanas no último dia 31 de julho no Estado do México.

Se López Serrano for considerado culpado, o governo americano poderia solicitar o confisco de todos os bens obtidos pelas suas atividades ilícitas.

Seu pai, Dámaso López Núñez, considerado por anos como um dos homens de confiança de Guzmán e que supostamente preparou a fuga de "El Chapo" do presídio de Puente Grande em 2001, foi detido pelas autoridades mexicanas no último mês de maio.

"El Licenciado" era o braço direito de Guzmán, especialmente depois que este foi capturado em janeiro de 2016 em Los Mochis, no estado de Sinaloa, mas entrou em disputa com Jesús Alfredo e Iván Archivaldo Guzmán, filhos de "El Chapo", pelo controle do cartel.

Após sua detenção, se pressupõe que seu filho tomou as rédeas dessa facção do Cartel de Sinaloa, até sua recente detenção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos