Tempestade Franklin levará chuvas fortes com atividade elétrica a Honduras

Tegucigalpa, 7 ago (EFE).- A tempestade tropical Franklin, a sétima da temporada de furacões no Atlântico, está localizada nesta segunda-feira ao nordeste da ilha de Guanaja, no caribe hondurenho, onde está previsto que levará fortes chuvas durante sua passagem, enquanto as autoridades declararam alerta preventivo em todo o território nacional.

Segundo um comunicado da estatal Comissão Permanente de Contingências (Copeco) de Honduras, Franklin avança a 24 km/h em direção oeste-noroeste do país.

O organismo hondurenho prevê que o ciclone provocará "chuvas e atividade elétrica" em todo o país "com acumulações significativas" e realizou alertas de ondas no Caribe.

Por isso, a Copeco declarou nesta segunda-feira "alerta verde" (preventivo) por pelo menos 72 horas nos 18 departamentos de Honduras.

Além disso, recomendou aos habitantes das Ilhas da Baía, onde se localiza Guanaja, que suspendam as atividades pesqueiras pelas fortes ondas.

O organismo de proteção civil advertiu também sobre o risco de cruzar rios, e pediu aos comitês de emergência municipal e local que "permaneçam atentos" aos níveis de rios e "monitorem" as zonas vulneráveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos