Tempestade tropical Franklin começa a se formar no Caribe

Miami (EUA), 7 ago (EFE). - Franklin, a sétima tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, se formou no nordeste do Caribe, perto da costa de Honduras, e poderia alcançar força de furacão antes de tocar a Península do Yucatán, no México, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

No boletim das 12 GMT (9h em Brasília) de hoje, o NHC precisou que Franklin apresenta ventos máximos de 75 km/h e se está 370 km ao leste de cidade de Belize e 400 km ao leste de Chetumal, na Península do Yucatán. Segundo o relatório, a tempestade se desloca para o oeste com uma velocidade de translação de 20 km/h e, em um provável padrão de trajetória, o centro dele "passará hoje bem ao norte de Honduras e se aproximará da costa leste do Yucatán à tarde", para depois "cruzar a Península esta noite e amanhã".

Os especialistas do NHC preveem que Franklin ganhe força ao passar pelo Caribe, podendo "estar perto de alcançar intensidade de furacão quando tocar a terra esta tarde".

Um alerta para furacão foi emitido para a costa mexicana de Chetumal até Punta Allen e há um aviso de tempestade tropical da cidade de Belize rumo ao norte até fronteira com o México e de Chetumal até Campeche. Podem acontecer acúmulos de água pelas chuvas de 7,6 a 15,2 centímetros ao longo da Península do Yucatán e Belize até a próxima quarta-feira.

"As chuvas poderiam causar inundações que poderiam colocar em risco vidas humanas", alertaram os meteorologistas.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril, na metade do Atlântico, mais de um mês antes do começo da temporada, seguida por outras cinco e agora Franklin.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos anunciou em 25 de maio que é prevista uma temporada de furacões no Atlântico com registros "acima do normal", com a formação até 17 tempestades tropicais, sendo que de cinco a nove podem se transformar em furacões e de duas a quatro terão categoria maior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos