Tufão Noru paralisa causa inundações e deixa dois mortos no Japão

Tóquio, 7 ago (EFE).- O tufão Noru fez estragos nesta segunda-feira com chuvas torrenciais e fortes ventos em sua passagem pelo sul e oeste do arquipélago japonês, deixando pelo menos dois mortos, 20 feridos e milhares de evacuados.

Grande parte do oeste e do centro do Japão estão em alerta devido a este fenômeno meteorológico e à possibilidade de inundações, deslizamentos de terras e transbordamentos de rios.

Às 18h local (6h, em Brasília), Noru, o quinto tufão da temporada no Pacífico, encontrava-se na prefeitura de Wakayama (oeste) e avançava a 20 km/h em direção nordeste, segundo a Agência Meteorológica japonesa (JMA).

Por enquanto há registros de dois mortos e 20 feridos em diversos acidentes relacionados com o temporal, a maioria deles nas prefeituras de Kagoshima e Miyazaki.

Cerca de 500 voos domésticos foram cancelados durante o dia nos aeroportos de Kansai (prefeitura de Osaka) e Haneda (Tóquio), entre outros que conectam o sul com o oeste e o centro do país.

O tufão deixou chuvas acumuladas de 300 milímetros nas prefeituras de Kochi e Tokushima, na ilha de Shikoku, enquanto em Osaka houve precipitações de 100 milímetros por hora.

As autoridades recomendaram, além disso, a evacuação de mais de 100 mil pessoas no oeste do arquipélago, enquanto cerca de 10 mil lares ficaram sem fornecimento elétrico.

A JMA prevê que o tufão se desloque pelo centro de Japão nos próximos dias e se aproxime da Área Metropolitana de Tóquio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos