Apesar da trégua, exército sírio avança em província no sul do país

Beirute, 8 ago (EFE).- O exército sírio recuperou nesta terça-feira o controle de uma área de 100 quilômetros quadrados na província de As-Suwayda, no sul do país, onde está em vigor uma trégua desde os combates contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), segundo a agência de notícias oficiais, "SANA".

A fonte explicou que os soldados avançaram por vários montes estratégicos do sudeste da região, como as colinas de Asadi, Yarin, Rayahin e Bir Sabune.

Unidades militares entraram na zona para limpá-la de artefatos explosivos e minas instaladas pelos extremistas e começaram a expandir sua campanha militar em direção à área de Bir al Sut.

No entanto, o Exército Asuad al Sharquia, opositor ao regime sírio, apontou em um comunicado que enfrentou hoje as forças governamentais no leste de As-Suwayda, nos montes de Sada, Daba e na zona de Al Shaab.

Essa brigada rebelde faz parte do Exército Livre Sírio (ELS), e no passado negou que haja membros do EI que atuem nessa província, como afirmam as autoridades sírias.

Desde o dia 9 de julho está em vigor em As-Suwayda e nas regiões meridionais de Deraa e Al Quneitra um cessar-fogo firmado graças a um acordo entre Rússia - aliada do governo de Damasco -, Jordânia e Estados Unidos - que apoiam a oposição.

Esta trégua coincide atualmente com outras duas em vigor na região de Guta Oriental, o principal feudo insurgente dos arredores de Damasco, e na província central de Homs.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos