Morre na Argentina o pai da rainha Máxima da Holanda

Buenos Aires, 8 ago (EFE).- Jorge Zorreguieta, o pai da rainha Máxima da Holanda, morreu nesta terça-feira em Buenos Aires, aos 89 anos, informaram fontes diplomáticas.

"Vossa majestade a rainha Máxima e sua alteza o rei Willem-Alexander comunicam com grande tristeza que o senhor Jorge Horacio Zorreguieta, pai da rainha Máxima, morreu em 8 de agosto de 2017 na cidade de Buenos Aires aos seus 89 anos", afirmou o RVD (Serviço de Informação do Estado da Holanda) em um comunicado divulgado pela embaixada dos Países Baixos em Buenos Aires.

Segundo o comunicado, Jorge Zorreguieta "sofria de uma forma de linfoma não Hodgkin desde longa data".

"No enterro só estará o círculo íntimo. A rainha Máxima, o rei Willem-Alexander e suas filhas as princesas Catharina-Amalia, Alexia e Ariane estarão ali presentes", acrescenta a nota.

Segundo meios de comunicação argentinos, Zorreguieta estava internado no sanatório privado Fundaleu, de Buenos Aires, e hoje a rainha Máxima havia estado no centro médico.

Jorge Horacio Zorreguieta foi ministro de Agricultura durante a ditadura militar argentina (1976-1983), um passado que lhe impediu de estar no casamento da sua filha Máxima com o então príncipe da Holanda, em 2002, e anos depois à sua coroação como rainha, em 2013.

Durante estes anos foi Máxima quem se deslocou com frequência à Argentina para reunir-se com sua família.

Nascido em Buenos Aires em 1928, Zorreguieta ocupou vários cargos em organizações empresariais, foi membro ativo da Sociedade Rural Argentina e posteriormente subsecretário e secretário de Agricultura entre 1976 e 1981.

Após o retorno da democracia, foi membro do Conselho de Políticas Internacionais para Agricultura, Alimentação e Comércio e, em 2008, foi presidente do Centro Açucareiro Argentino e da Coordenadoria da Indústria de Produtos Alimentícios.

Zorreguieta se casou pela primeira vez com Marta López Gil, com quem teve três filhas - María, Ángeles e Dolores - e posteriormente com María del Carmen Cerruti Carricart, com quem teve Máxima, Martín, Juan e Inés.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos