Tillerson continua a pressionar Coreia do Norte durante visita a Bangcoc

Bangcoc, 8 ago (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, prosseguiu nesta terça-feira com sua política de mobilizar uma resposta global contra a ameaça da Coreia do Norte durante uma visita de cinco horas a Bangcoc.

Segundo a encarregada do Departamento de Estado para assuntos da Ásia-Pacífico, Susan Thornton, o governo da Tailândia pode desempenhar um papel mais ativo com as empresas e cidadãos norte-coreanos que operam no país.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou no último sábado novas sanções contra o regime de Pyongyang que reduzem os investimentos anuais do país pelas suas exportações em US$ 1 bilhão.

Tillerson chegou a Bangcoc vindo de Manila (Filipinas), onde participou das reuniões de ministros de Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) com seus parceiros regionais que começaram no fim de semana e se estenderam até segunda-feira.

O secretário de Estado se reuniu primeiro com seu homólogo tailandês, Don Pramudwinai, e depois com o premiê e chefe da junta militar que governa o país desde o golpe de 2014, o general Prayut Chan-ocha.

Tillerson e Prayut tiveram uma conversa a portas fechadas sobre a segurança regional, a cooperação bilateral e oportunidades de investimento, segundo a Embaixada dos EUA em Bangcoc.

Antes de concluir a visita e viajar a Kuala Lumpur, a última escala de uma excursão que começou nas Filipinas, o secretário de Estado assinou o livro de condolências aberto no Grande Palácio pela morte do rei Bhumibol Adulyadej, falecido em 13 de outubro de 2016.

Bhumibol, que reinou durante sete décadas, é o único monarca tailandês nascido nos Estados Unidos, em Massachusetts, em 1927.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos