Deputados denunciam roubo de equipamentos do Parlamento por constituintes

Caracas, 9 ago (EFE).- Os deputados opositores venezuelanos Tomás Guanipa e William Barrientos denunciaram nesta quarta-feira o roubo de vários equipamentos do Parlamento, depois que na terça-feira a Assembleia Constituinte, integrada unicamente por pessoas a fim ao Governo, realizou uma sessão em uma espaço usado pela oposição.

"Ontem no salão Protocolar lamentavelmente houve um desses circos, desses shows deste Governo e lamentavelmente quando terminou roubaram o som, roubaram os equipamentos", disse Guanipa desde a sede do Poder Legislativo em um vídeo publicado na sua conta da rede social Twitter.

Por sua vez, o deputado Barrientos detalhou aos jornalistas que foram roubados mais de 80 microfones, caixas de transmissão, antenas, cabos, receptores e "rádios".

Na terça-feira, o Parlamento venezuelano, controlado pela oposição, tinha previsto realizar uma sessão para debater a crise do país, mas a Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar) impediu os deputados opositores de entrarem na sede do Legislativo.

Isto ocorreu depois que os constituintes governantes entraram à força para tomar o controle da sede, fundamentados na faculdade de ter "poderes plenipotenciários" e inquestionáveis por autoridade alguma.

Barrientos afirmou hoje que o Poder Legislativo pertence aos deputados opositores e que por isso não abandonarão as suas funções.

"Este é um espaço do povo para fiscalizar, controlar, para elaborar leis e para defender os interesses fundamentais do povo venezuelano", afirmou Barrientos.

Ontem a Assembleia Nacional Constituinte realizou uma sessão para discutir as normas de funcionamento desse corpo integrado por mais de 500 pessoas, e com poderes suficientes para fundar o Estado, redigir uma nova Constituição, sem que nenhum outro poder público possa se opor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos