Nepal pune prática que faz mulheres ficarem longe de casa durante menstruação

Katmandu, 9 ago (EFE).- O parlamento do Nepal aprovou nesta quarta-feira uma lei que pune a prática pela qual as mulheres são obrigadas a permanecer fora de casa durante a menstruação e o período pós-parto, um costume do hinduísmo conhecido como "chhaupadi", muito comum no oeste do país.

"As pessoas que forçarem uma mulher a abandonar sua casa por esse motivo serão punidas com três meses de prisão e deverão pagar uma multa de 3 mil rúpias (US$ 30), segundo a lei aprovada hoje.

"Agora qualquer pessoa que obrigue a outra a praticar essa tradição doente enfrentará acusações criminais. Esperamos que isso seja um fator de dissuasão", disse o presidente do parlamento do Nepal, Ganga Chaudhary Satgauwa.

A tradição hindu do "chhaupadi" é praticada em algumas regiões do Nepal e da Índia. As mulheres são obrigadas a abandonar suas casas e viver em estábulos ou em precárias cabanas durante o período da menstruação ou pós-parto por serem consideradas "impuras".

Apesar de ser uma prática proibida pelo Tribunal Supremo do Nepal desde 2005, casos ainda são registrados no país. Uma jovem de 18 anos morreu em julho após ser mordida por uma serpente enquanto era mantida em uma cabana por causa da menstruação.

"É lamentável que as mulheres tenham que viver em cabanas longe das suas casas quando precisam de cuidado e afeto. O parlamento aprovou uma lei muito necessária e agora o governo tem que trabalhar por sua implementação", disse à Agência Efe a ativista pelos direitos da mulher, Pragya Lamsal.

Esse tipo de prática discriminatória contra a mulher é comum no sul da Ásia. Na Índia, as mulheres sofrem limitações durante a menstruação. São proibidas de manipular alimentos, cozinhar e também precisam dormir em camas separadas de seus companheiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos