Tempestade Franklin se transformará em furacão em águas do Golfo do México

Miami (EUA), 9 ago (EFE).- A tempestade tropical Franklin, que tocou terra em Yucatán (México), se fortaleceu nesta quarta-feira em águas do Golfo do México e pode virar furacão em seu avanço para o estado de Veracruz, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

A sétima tempestade tropical do ano no Atlântico apresenta ventos máximos sustentados de 70 milhas por hora (110 km/h) e está a 155 milhas (245 km) ao norte-nordeste de Coatzacoalcos (México) e a 315 milhas (155 km) ao leste-nordeste de Vera Cruz.

Franklin se desloca para o oeste com uma velocidade de translação de 13 milhas por hora (20 km/h), indicou o NHC em seu boletim das 12h GMT (10h, em Brasília).

O sistema cruzou ontem a península de Yucatán sem deixar vítimas e nem causar graves danos, mas espera-se que o segundo impacto em terras mexicanas seja pior após ter recuperado força hoje no Golfo do México.

Os meteorologistas indicaram que, segundo um provável padrão de trajetória, o centro de Franklin "se aproximará hoje do litoral leste do México, para cruzar a costa do estado de Veracruz nesta noite ou amanhã cedo".

É esperado um "fortalecimento adicional" de Franklin. Por isso, os metereologistas apontam que a tempestade deve se transformar nas próximas horas em furacão e "tocar terra como ciclone nesta noite ou amanhã cedo", para depois "se debilitar rapidamente".

Uma tempestade tropical se transforma em furacão quando os seus ventos máximos sustentados alcançam 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson.

Está mantido um aviso de furacão (passagem do sistema em 24 horas) para a costa mexicana desde o porto de Veracruz até Cabo Rojo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos