Trump exalta poder nuclear após ameaçar Pyonyang com "fogo e fúria"

Washington, 9 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que o arsenal nuclear dos EUA é "mais poderoso e forte do que nunca", um dia depois de fazer uma dura ameaça à Coreia do Norte, prometendo "fogo e fúria" se o país mantiver suas provocações.

"A minha primeira ordem como presidente foi renovar e modernizar o nosso arsenal nuclear. Agora é mais poderoso e forte do que nunca", disse Trump no Twitter.

Essas declarações se somam à advertência lançada ontem contra o regime norte-coreano, quando disse que se seguir com suas ameaças, "vai encontrar fogo e fúria e um poderio que o mundo nunca viu antes".

As declarações de ontem, que ocorreram no mesmo dia que a imprensa americana revelou que a inteligência do país considera que a Coreia do Norte construiu uma ogiva nuclear viável, foram recebidas com preocupação por políticos democratas e republicanos.

"Esperamos que nunca tenhamos que usar este poder (nuclear), mas nunca houve um momento em que não tenhamos sido a nação mais poderosa do mundo", complementou Trump.

Esta advertência, que se soma à da Coreia do Norte - que disse que não duvidará em utilizar a "força nuclear"- ocorreram no dia em que Nagasaki, a segunda cidade japonesa atacada em 1945 com bombas atômicas, lembra o 72º aniversário daquela tragédia.

Segundo informações obtidas por meios americanos, a comunidade de inteligência nacional considera que a Coreia do Norte conseguiu miniaturizar material nuclear o suficiente para que seja transportado em um míssil intercontinental, testado com sucesso pelo regime de Kim Jong-un no mês passado.

Além disso, os Estados Unidos calculam que o regime comunista norte-coreano poderia dispor de cerca de 60 armas nucleares, acima de estimativas anteriores.

Essa situação leva à Coréia do Norte a uma fase de seu desenvolvimento nuclear não alcançado até agora e põe Washington perante o desafio de evitar uma escalada e maior proliferação nuclear na Ásia e no resto do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos