Autoridades de Portugal evacuam 4 aldeias no centro do país devido a incêndio

Lisboa, 10 ago (EFE).- Quatro aldeias da cidade de Abrantes, no distrito de Santarem, na região central de Portugal, foram evacuadas nesta quinta-feira por causa de um incêndio que avança pelo país.

As autoridades decidiram retirar as pessoas de suas casas por precaução depois de o fogo, iniciado ontem, ter aumentado de intensidade nas últimas horas, disse a prefeita de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.

"Evacuamos como medida de precaução diante do temor de que os moradores não conseguissem sair mais tarde porque o incêncio está perto. Se houver necessidade de interromper as estradas, eles não poderiam sair", afirmou a prefeita à emissora "TSF".

Nas últimas horas, o governo reforçou o envio de equipes de emergência à região. Atualmente, tentam controlar o fogo cerca de 650 bombeiros, apoiados por 208 veículos terrestres e oito aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Esse é o maior dos dez incêndios atualmente ativos em Portugal. Um deles obrigou o fechamento da estada A1, que une as cidades de Lisboa e Porto, as principais do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos