Cruz Vermelha entrega ajuda a 7 mil deslocados pelos confrontos em Marawi

Genebra, 11 ago (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR), em colaboração com a Cruz Vermelha da Filipinas, distribuíu ajuda a 7 mil deslocados pelo confronto armado que ocorre há mais de dois meses entre as Forças Armadas da Filipinas e jihadistas afins ao grupo Estado Islâmico em Marawi.

A Cruz Vermelha entregou a ajuda em Tamparan, situada ao leste de Lago Lanao, na ilha filipina de Mindanao, algo que até agora não podia fazer devido aos intensos enfrentamentos na capital, Marawi.

Segundo as cifras oficiais, nos dois meses do conflito em Marawi, mais de 77 mil pessoas fugiram para localidades do litoral leste de Lago Lanao.

Diferentemente dos que fugiram para o norte ou o oeste de Marawi, as famílias deslocadas para a costa leste do Lago Lanao não receberam ajuda de forma regular devido às dificuldades de acesso e de logística, bem como às restrições de segurança.

"As famílias deslocadas nesta parte do lago dispõem de poucos alimentos", explicou a chefe do escritório do CICR na cidade de Cotabato, Tomoko Matsuzawa.

O CICR também entregou insumos básicos ao hospital público de Tamparan para que possa atender a afluência de pessoas deslocadas, e os engenheiros do organismo instalaram um sistema de purificação da água a fim de melhorar o fornecimento de água potável no hospital.

Desde que começou o conflito, o CICR distribuíu alimentos para cerca de 20 mil pessoas deslocadas e artigos domésticos de primeira necessidade para 48 mil beneficiários.

As equipes do CICR também instalaram fontes de água potável, melhoraram o sistema de drenagem e construído e disponibilizaram cozinhas nos dos centros de evacuação.

Igualmente houve prestação de apoio financeiro para o atendimento médico dos civis feridos e foi entregue material médico para diferentes instalações de saúde.

Atualmente, o CICR está centrado em dar capacitação e apoio forense para recuperar os corpos das pessoas mortas e dar o devido tratamento a eles.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos