Explosão por erro de coletes suicidas no Afeganistão mata 30 talibãs

Cabul, 11 ago (EFE).- Pelo menos 30 talibãs morreram após a explosão por erro de dois coletes suicidas durante uma reunião na qual os insurgentes planejavam um ataque contra as forças de segurança no oeste do Afeganistão, informou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

"Pelo menos 30 insurgentes talibãs morreram depois que dois coletes e outra munição explodiram no distrito de Bala Bolok, na província de Farah", indicou o porta-voz do governador provincial, Naser Mehri, que não precisou o número de feridos pela detonação.

A fonte acrescentou que os insurgentes estavam reunidos ontem para planejar um ataque contra as forças de segurança afegãs e que entre os mortos estão "alguns" comandantes talibãs.

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid rejeitou, no entanto, em uma mensagem na sua conta do Twitter que tenha ocorrido alguma explosão na província de Farah.

Em julho, os talibãs mataram sete pessoas e sequestraram outras seis em uma estrada desta demarcação provincial, uma das mais inseguras do país.

A violência no Afeganistão se intensificou após o final em janeiro de 2015 da missão de combate da Otan, que continua no país com cerca de 13 mil soldados em tarefas de assessoria e capacitação.

Segundo o último relatório do Inspetor Especial para o Afeganistão (SIGAR) dos EUA, a guerra do Afeganistão continua "estancada" com os talibãs controlando ou com influência em cerca de 40% do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos