Merkel não crê em "solução militar" para tensões entre EUA e Coreia do Norte

Berlim, 11 ago (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que não acredita em uma "solução militar" para a crise na península da Coreia e acrescentou que a troca de ameaças nos últimos dias entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Yong-un, é "equivocada".

Em entrevista coletiva em Berlim, Merkel defendeu esforços diplomáticos na ONU e especialmente com os países mais envolvidos no conflito para encontrar uma solução para a crise.

"Não vejo uma solução militar (para este conflito) nem a considero indicada", indicou a chanceler, acompanhada pelo alto comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, e o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing.

Merkel afirmou que a Alemanha está disposta a trabalhar estreitamente para encontrar soluções pacíficas e se distanciou de qualquer ação militar em relação à crise na península da Coreia.

Objetivamente, a chanceler defendeu soluções multilaterais e a "cooperação estreita" entre os países diretamente envolvidos na crise, como "EUA, China, Coreia do Sul e Japão".

"Considero que a escalada dialética é a resposta equivocada", disse.

Nos últimos dias, Washington e Pyongyang vêm trocando ameaças, com Trump falando em "fogo e fúria" e a Coreia do Norte indicando que a ilha de Guam, território americano no Pacífico, é um possível alvo de um ataque com mísseis.

Pouco antes de Merkel fazer essas declarações, Trump afirmou em sua conta no Twitter que as forças militares dos EUA estão prontas "para o combate" com a Coreia do Norte.

"As soluções militares estão totalmente preparadas, prontas para o combate, se a Coreia do Norte atuar de forma imprudente. Espero que Kim Jong-un encontre outro caminho", escreveu o presidente americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos