Reeleição de Kennyata provoca violentos protestos no Quênia

Nairóbi, 11 ago (EFE).- A polícia está dispersando com gás lacrimogêneo e disparos milhares de pessoas que se manifestam nesta sexta-feira em diferentes pontos do Quênia contra a vitória do atual presidente do país, Uhuru Kenyatta, nas últimas eleições.

Os distúrbios começaram no mesmo instante em que a comissão eleitoral oficializou a vitória do governante, a quem a oposição acusa de ter manipulado as eleições.

Segundo relataram à Agência Efe testemunhas em dois dos subúrbios com maior população de Nairóbi, a situação é caótica, com lançamentos de pedras, incêndio de pneus, gás lacrimogêneo e disparos.

"As pessoas estão se manifestando nas ruas, alguns lugares estão ardendo, há muitos disparos", disse por telefone à Efe Gladys, uma residente de Kibera, a maior favela de Nairóbi.

No bairro de Mathare, outro dos feudos da oposição, a polícia também lançou bombas de gás lacrimogêneo e disparos ao ar contra os manifestantes e, como afirmou Don, um residente do lugar, "há saques, isto é a guerra".

Na quarta-feira passada morreram duas pessoas neste mesmo subúrbio em decorrência de disparos da polícia durante uma manifestação.

Em Kisumu, no oeste do país, a situação é similar, com violentos enfrentamentos entre a polícia e os manifestantes.

A polícia se posicionou horas antes do anúncio dos resultados eleitorais nos principais bairros de Nairóbi com seguidores da oposição e em outras cidades do país já prevendo as manifestações.

A coalizão da oposição, cujo líder, Raila Odinga não reconhece os resultados e se proclama vencedor, disse publicamente que "recorrer à Justiça não é uma opção".

Em 2007, Odinga também rejeitou os resultados, o que deu início a uma onda de violência na qual morreram mais de 1.100 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos