Assembleia Constituinte aprova antecipação de eleições regionais na Venezuela

Caracas, 12 ago (EFE).- A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela aprovou neste sábado uma antecipação das eleições regionais do país, que agora serão realizadas em outubro, mas que deveriam ter ocorrido em dezembro do ano passado.

A proposta de antecipação tinha sido feita ontem pelo constituinte Earle Herrera e aprovada por mais de 500 representantes da Constituinte, integrada unicamente por chavistas. As eleições já tinham sido adiadas em duas oportunidades.

A iniciativa surgiu durante uma sessão especial na qual os constituintes confirmaram as indicações de quatro de cinco autoridades para o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), todas ligadas ao governo de Nicolás Maduro.

"Contra as ameaças, vamos responder com votos. Que siga a festa eleitoral na Venezuela", disse hoje a presidente da Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez, sobre o projeto aprovado.

Com o acordo, a presidente Assembleia Constituinte afirma que as eleições regionais consolidarão a "paz e a tranquilidade" trazidas pelo pleito para escolher os representantes do próprio órgão, realizado no último dia 30 de julho. Além disso, Rodríguez afirmou que "fatores antidemocráticos" não terão espaço para repetir suas "agendas violentas e criminosas de desestabilização".

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal aliança de oposição do país, ainda não se pronunciou sobre a antecipação das eleições. A previsão é que o CNE dê mais informações sobre a realização do pleito nas próximas horas.

A proposta da Assembleia Constituinte foi aprovada horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter afirmado que cogita uma "opção militar" para resolver a crise na Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos