Bombeiros afirmam ter controlado incêndio de Abrantes, no centro de Portugal

Lisboa, 12 ago (EFE).- O incêndio de Abrantes, que atingia há três dias o centro de Portugal, foi dado por controlado pelos bombeiros, que mantêm uma ampla operação na região para apagar as chamas que seguem ativas.

Segundo dados da Defesa Civil, o incêndio já pôde ser controlado e permanecem agora no local 544 bombeiros apoiados por 183 meios terrestres e três aéreos.

A situação nesta área tinha sido qualificada como "estável" no último boletim divulgado pela Defesa Civil esta manhã, apesar de várias reativações registradas durante a noite.

Para apoiar o combate às chamas, as autoridades portuguesas contavam hoje com a ajuda de um avião marroquino e duas aeronaves procedentes da Espanha.

Após o controle deste incêndio, considerado o mais grave da temporada de verão após a tragédia de Pedrógão Grande que deixou 64 mortos no último mês de junho, permanecem ativos quatro focos em todo o país que são combatidos por um total de 181 efetivos, 44 meios terrestres e três aéreos.

O que mais preocupa as autoridades é o de Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, no norte do país, onde trabalham 60 bombeiros apoiados por 15 meios terrestres e um aéreo.

O aumento das temperaturas e os fortes ventos registrados nos últimos dias fizeram com que ontem se batesse o recorde de focos de incêndio registrados em um só dia, com um total de 220 ocorrências. EFE

cdb/rsd

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos