Incêndio de Abrantes, em Portugal, persiste com reativações durante a noite

Lisboa, 12 ago (EFE).- Mais de 540 bombeiros continuam trabalhando neste sábado para controlar o incêndio de Abrantes, no centro de Portugal, que se encontra atualmente estável após ter registrado várias reativações durante a madrugada.

Após uma noite com "várias reativações", as autoridades consideram que o incêndio em Abrantes está "de novo estabilizado", explicou hoje em uma coletiva de imprensa a porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.

"Isto não significa que o incêndio estará controlado em uma hora ou duas", detalhou a porta-voz, que disse que também hoje se unirão às tarefas de combate às chamas um avião marroquino e duas aeronaves procedentes da Espanha.

Por enquanto, permanecem no município de Abrantes, situado no distrito de Santarém, 544 bombeiros apoiados por 185 meios terrestres e dois aéreos.

Dos dez incêndios atualmente ativos em Portugal, o de Abrantes continua sendo o mais grave do verão após a tragédia de Pedrógão Grande, que deixou 64 mortos no centro do país em meados de junho.

O número de incêndios no país aumentou nos últimos dias e o recorde do verão obtido na quinta-feira foi ultrapassado ontem, dia em que se registraram 220 focos em todo o território nacional, indicou Gaspar.

A porta-voz destacou que isto faz com que as autoridades permaneçam em alerta máximo para sufocar as chamas e evitar que se expandam, sobretudo porque a previsão climatológica para os próximos dias anuncia tempo seco, temperaturas elevadas e vento, considerado o "principal inimigo" pela ANPC.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos