Seul e Washington farão manobras militares na próxima semana

Em Seul

  • Lee Jae-won/Reuters

    Policial participa de exercício contra possível ataque químico em Seul em agosto de 2011

    Policial participa de exercício contra possível ataque químico em Seul em agosto de 2011

Coreia do Sul e Estados Unidos iniciarão na próxima semana exercícios militares anuais em um momento de grande tensão na península coreana, por causa da escalada de ameaças entre Washington e Pyongyang, que falou em bombardear bases americanas em Guam.

Tantos os porta-vozes do Exército sul-coreano como os do comando das forças combinadas consultados nesta segunda-feira (14) pela Agência Efe asseguraram que essas manobras estão previstas para a próxima semana, ainda que não haja data oficial para seu começo.

Tradicionalmente, os exercícios Ulchi Freedom Guardian começam na segunda-feira da penúltima semana de agosto e se prolongam pelos 12 dias seguintes.

Deste modo, os exercícios, que são a maior simulação de combate computadorizada do mundo, começarão provavelmente em 21 de agosto, devendo terminar em 1º de setembro.

Os exercícios simulam todo ano um palco em que dezenas de milhares de soldados de ambos os países devem defender o território sul-coreano de uma hipotética invasão norte-coreana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos