Topo

EUA reafirmam à Coreia do Sul que buscam solução pacífica com o Norte

O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos, John Sullivan, em foto de arquivo - Pedro Pardo/AFP Photo
O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos, John Sullivan, em foto de arquivo Imagem: Pedro Pardo/AFP Photo

Em Seul

16/08/2017 03h10

O vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lim Sung-nam, e o secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos, John Sullivan, conversaram por telefone sobre a atual tensão com a Coreia do Norte, e o representante de Washington garantiu que a diplomacia ainda é o principal caminho para solucionar a crise.

Lim e Sullivan conversaram nesta terça-feira (15) em sua primeira interação desde que o número 2 do Departamento de Estado dos EUA assumiu o cargo em maio, informou nesta quarta-feira (16) o Ministério das Relações Exteriores sul-coreano.

Sullivan enfatizou que a posição de Washington é buscar todas as medidas diplomáticas e econômicas para resolver "pacificamente" a atual escalada de tensão e também conseguir a desnuclearização do regime de Kim Jong-un, explicou um porta-voz de ministério sul-coreano citado pela agência "Yonhap".

Lim, por sua vez, considerou que os EUA enviaram uma mensagem "equilibrada" e "decidida" no que diz respeito à problemática da Península Coreana.

Tanto Lim como Sullivan também concordaram em seguir adiante com o plano pré-estipulado para modificar as diretrizes que regem o arsenal sul-coreano e assim aumentar o peso máximo de carga útil dos seus mísseis para fazer frente à ameaça norte-coreana.