Topo

Ministro confirma que 26 franceses ficaram feridos em atentado em Barcelona

18/08/2017 04h13

Paris, 18 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, confirmou nesta sexta-feira que 26 franceses ficaram feridos, pelo menos 11 deles com gravidade, no atentado cometido ontem em Barcelona, na Espanha.

O chefe da diplomacia francesa indicou em um comunicado que viajará hoje a Barcelona para visitar as vítimas "deste ato covarde" e transmitir à população e às autoridades espanholas o apoio da França.

Le Drian acrescentou que, "para responder à urgência" da situação, pediu também que profissionais de saúde franceses se dirijam à Catalunha para ajudar as autoridades espanholas.

Os primeiros chegarão hoje para oferecer apoio psicológico e atendimento às famílias das vítimas, e também está previsto o envio de reforços.

Le Drian condenou hoje, mais uma vez, o ataque terrorista, que causou a morte de 13 pessoas e ferimentos em cerca de 100. Além disso, o ministro francês agradeceu a todas as pessoas que se mobilizaram de imediato em Barcelona, Madri e Paris para oferecer atendimento às vítimas e a seus entes queridos.

O Ministério das Relações Exteriores da França lembrou que o consulado do país em Barcelona, em coordenação com as autoridades espanholas, iniciou todos os procedimentos para oferecer rapidamente a ajuda necessária aos franceses atingidos pelo atentado, e destacou que a segurança dos cidadãos da França no exterior é "uma prioridade absoluta".