Topo

Ataque da Finlândia foi realizado por jihadista marroquino de 18 anos

Foto: AFP
Imagem: Foto: AFP

Em Helsinque

19/08/2017 06h35

O ataque desta sexta-feira (18) em uma região central da cidade de Turku, no sudoeste da Finlândia, em que foram mortas duas pessoas e outras seis ficaram feridas, foi realizado por um jovem jihadista marroquino de 18 anos, confirmou hoje a polícia local.

Após identificar e interrogar o agressor, que foi ferido em uma perna e detido pouco após o ataque, as autoridades constataram que ele tinha motivação terrorista.

Em um breve comunicado, a polícia informou que as duas vítimas e vários feridos são de nacionalidade finlandesa, mas também há um italiano e dois suecos.

Segundo a reconstrução policial dos fatos, o ataque começou por volta das 16h (horário, local, 10h em Brasília), quando o jovem esfaqueou uma pessoa na praça de Puutori e posteriormente um homem que foi em ajuda da vítima.

Um grupo de pessoas o enfrentou com paus e outros objetos contundentes, fazendo o agressor fugir da praça por uma rua adjacente, onde atacou várias outras pessoas que passavam por seu caminho.

Finalmente, uma patrulha da polícia o encontrou, e o jovem tinha uma atitude muito agressiva, pelo que as forças de segurança atiraram em sua coxa e realizaram sua detenção, segundo o relato policial.