Topo

Marchas opostas acontecem sem incidentes na Califórnia

Benitez enfrenta ativista durante manifestação do "America First" em Laguna Beach - Sandy Huffaker/Reuters
Benitez enfrenta ativista durante manifestação do "America First" em Laguna Beach Imagem: Sandy Huffaker/Reuters

Em Los Anjos (EUA)

21/08/2017 01h17

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (20) em Laguna Beach, cidade do sul da Califórnia, onde coincidiram, sem incidentes de importância, uma passeata contra a imigração ilegal e contra-manifestantes opostos à supremacia branca.

Uma grande operação policial contribuiu para limitar a troca de gritos entre os grupos ao expressarem suas diferenças.

A passeata "America First", convocada por um hispano chamado Johnny Benitez, e que já organizou outras concentrações similares, aconteceu para honrar as vítimas "de crimes cometidos por imigrantes ilegais e refugiados" e para se manifestar contra a imigração sem documentos.

"Não só se trata das vítimas dos delitos violentos, senão todas as repercussões de pessoas que vieram (para os EUA) e não deveriam estar aqui", declarou para a imprensa Benítez, que se define como um imigrante.

O hispano disse que os verdadeiros motivos do apoio aos sem documentos estão por trás de argumentos como "crise de refugiados" ou "pessoas que fogem da violência nos seus países", e que no fundo são "um engano para favorecer a mão de obra barata".

Entre os cartazes dos manifestantes contrários à imigração ilegal se liam mensagens como: "Chega de vítimas, asseguremos nossas fronteiras agora".

Pouco antes do começo da passeata, cerca de 150 pessoas chegaram ao local com cartazes a favor da imigração, convocados pelo grupo Socialista Democrata dos Estados Unidos-Condado de Orange, e em meio a uma estrita presença policial que vigiou a troca de gritos entre as partes.

Porta-vozes da Polícia de Laguna Beach assinalaram que se deslocaram para o local pelo menos cem homens, incluindo agentes de localidades vizinhas, para vigiar para que não acontecessem fatos violentos.

Segundo declarou o oficial da Polícia local Jim Cota, a numerosa presença de agentes teve como finalidade garantir o direito à livre expressão de todos e a segurança dos participantes, mas com "tolerância zero" a atos violentos.