PUBLICIDADE
Topo

Furacão Harvey, de categoria 4, toca o solo no litoral do Texas (EUA)

26/08/2017 01h19

Washington, 25 ago (EFE).- O olho do furacão Harvey tocou terra nesta sexta-feira no litoral do Texas, no centro-sul dos Estados Unidos, trazendo fortes chuvas e ventos que podem causar "inundações catastróficas" que representam um "perigo mortal", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) americano.

Harvey, de categoria 4, tocou o solo em Rockport (perto de Corpus Christi) por volta das 22h locais (meia-noite de Brasília), com ventos máximos constantes de 215 km/h.

O furacão avança agora rumo ao noroeste a uma velocidade de translação de 11 km/h. Está previsto que o sistema de baixa pressão comece a perder força nas próximas horas e siga se movimentando pelo sudeste do Texas a uma velocidade mais baixa.

Os meteorologistas do NHC preveem inundações "devastadoras" provocadas pelas fortes chuvas e ventos ciclônicos.

"Harvey tocou terra e o perigo das chuvas apenas começou", indicou o NHC em um comunicado no qual reiterou que as inundações representam um "perigo mortal" para o litoral do Texas.

De categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que tem um máximo de 5 níveis, Harvey é o furacão mais potente que toca terra nos Estados Unidos desde o devastador Katrina em 2005.