PUBLICIDADE
Topo

Cerca de 300 pessoas são resgatadas em Houston por inundações de Harvey

28/08/2017 15h13

San Antonio (EUA), 28 ago (EFE).- Aproximadamente 300 pessoas foram resgatadas de suas casas durante a última madrugada na cidade de Houston, Texas, nos Estados Unidos, por causa das históricas "inundações" que estão ocorrendo nesta localidade, anunciou nesta segunda-feira o prefeito da cidade, o democrata Sylvester Turner.

Além disso, Turner indicou em entrevista coletiva que atualmente há 5.500 pessoas distribuídas em cerca de 20 refúgios habilitados na cidade, um número que ele acredita que aumentará "exponencialmente" nas próximas horas.

"A nossa atenção está agora focada em ajudar todas as pessoas que precisam de assistência", disse Turner, que pediu "paciência" a seus cidadãos.

A Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, sigla em inglês) calcula que mais de 30 mil pessoas deverão ser alojadas em refúgios por causa das inundações sem precedentes causadas por Harvey, que afetou especialmente a região de Houston, onde o nível da água supera um metro de altura.

O prefeito lembrou que os idosos e as pessoas com incapacidades físicas têm prioridade para os resgatistas, cuja capacidade é insuficiente para atender a milhares de pessoas vítimas das inundações.

No entanto, Turner recomendou aos cidadãos que não desliguem os telefones quando ligarem para os números de emergência, mesmo que levem vários minutos para serem atendidos.

"Temos recursos estaduais e federais suficientes para enfrentar a situação", acrescentou Turner.

Segundo previu o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, sigla em inglês) em seu boletim das 4h (5h de Brasília), a quarta maior cidade do país poderia receber até um metro e 30 centímetros de precipitações em algumas áreas da metrópole, o que seria a maior quantidade já registrada no Texas.

O chefe do Departamento de Polícia de Houston, Art Acevedo, explicou, por sua vez, que a corporação já recuperou 2 mil pessoas na cidade desde que Harvey começou a causar impacto na região e que tem 185 solicitações críticas de salvamento pendentes.

Harvey tocou terra na noite de sexta-feira na localidade costeira de Rockport, situada a 360 quilômetros a sudoeste de Houston, como um furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que tem no máximo 5 níveis.

Nos últimos dias, o sistema perdeu intensidade e se transformou em uma tempestade tropical que causou "inundações catastróficas" em Houston e em outros lugares, onde as equipes de resgate estão utilizando dezenas de helicópteros e lanchas para prestar assistência às pessoas que ficaram presas pelas inundações.