PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA realiza com sucesso novo teste de sistema antimísseis

30/08/2017 16h07

Washington, 30 ago (EFE).- Os Estados Unidos realizaram com sucesso nesta quarta-feira um novo teste de seu sistema antimísseis perto do Havaí, em um momento de forte tensão com a Coreia do Norte devido ao lançamento de um míssil do regime de Kim Jong-un que sobrevoou o Japão.

O navio John Paul Jones detectou e seguiu um míssil balístico de categoria média lançado em uma base em Kauai, no Havaí, com o radar AN/SPY-1, e o sistema antimísseis SM-6 a bordo da embarcação o interceptou, informou a Agência de Defesa de Mísseis do Pentágono em comunicado.

"Estamos trabalhando de perto com a frota para desenvolver esta importante nova capacidade, e este foi um marco essencial para dar aos nossos navios com Aegis BMD uma capacidade reforçada de derrubar mísseis balísticos na sua fase terminal", declarou o diretor da Agência, o tenente-general Sam Greaves.

"Continuaremos desenvolvendo tecnologia de defesa antimísseis balísticos para estar sempre um passo à frente desta ameaça à medida que evolui", acrescentou.

Esta é a segunda vez que um míssil SM-6 intercepta um míssil balístico de categoria média.

Apesar de este teste ter occorrido em um momento de grande tensão com a Coreia do Norte, um funcionário do governo americano afirmou à rede de televisão "CNN" que já estava previsto muito tempo antes da última provocação de Pyongyang.

Ontem, a Coreia do Norte lançou um míssil que sobrevoou a peninsula de Oshima (na ilha de Hokkaido) antes de cair no Pacífico, a cerca de 1.200 quilômetros do cabo de Erimo, no extremo nordeste do arquipélago japonês.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, disse hoje que ainda há espaço para uma "solução diplomática", apenas uma hora depois de o presidente do país, Donald Trump, afirmar que "conversar não é a solução" para as tensões com a Coreia do Norte. EFE

cg/id

Internacional