PUBLICIDADE
Topo

Forças iraquianas libertam um dos últimos redutos do EI em Tel Afar

30/08/2017 14h26

Erbil (Iraque), 30 ago (EFE).- As forças iraquianas conjuntas libertaram "totalmente" nesta quarta-feira o município de Ayadiya, um dos últimos redutos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), a cerca de 15 quilômetros ao norte de Tel Afar, informou uma fonte militar.

Em um comunicado, as milícias xiitas Multidão Popular afirmaram que "as unidades do exército iraquiano, com o apoio da Multidão Popular e das forças da Polícia Federal, conseguiram libertar totalmente o município de Ayadiya e hastearam a bandeira iraquiana sobre os seus edifícios".

Além disso, "a liberação do município aconteceu com um grande esforço da aviação do exército e com a cobertura da artilharia e de mísseis das brigadas da Multidão".

As unidades militares conseguiram no último domingo recuperar a cidade de Tel Afar, em uma ofensiva militar iniciada em 20 de agosto.

Tel Afar é a última grande região que os jihadistas ainda controlam na província de Ninawa, após terem sido expulsos no último dia 10 de julho da sua capital, Mossul, que foi seu principal bastião desde 2014.

As zonas da Al Hauiya e Al Qa'im, no noroeste do Iraque e perto da fronteira com a Síria, seguem sob o controle do EI, que conquistou amplos territórios no Iraque em 2014.