PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Partido Comunista da China anuncia seu congresso para o dia 18 de outubro

31/08/2017 09h17

Pequim, 31 ago (EFE).- O Partido Comunista da China (PCCh) anunciou nesta quinta-feira que o 19º congresso da legenda, em que são esperadas importantes mudanças na cúpula que governa o regime, terá início em 18 de outubro.

A data está sendo anunciada poucos dias depois que os principais líderes comunistas se reuniram em sigilo no balneário de Baidaihe, no litoral norte do país, encontros anuais em que costumam ser decididos os passos que serão seguidos pelo partido nos próximos meses.

Pouca informação foi divulgada sobre o congresso, uma reunião que costuma ser realizada a cada cinco anos, e espera-se que nele sejam revelados os nomes de vários integrantes do Comitê Permanente, o grupo de sete políticos - entre eles o presidente Xi Jinping - que controla o partido e, portanto, o governo da China.

Xi, o líder chinês que mais acumulou poder desde a morte de Mao Zedong em 1976, deve seguir à frente do PCCh e do país até 2022, mas o futuro dos outros seis, entre eles o primeiro-ministro Li Keqiang, ainda é uma incógnita.

Em teoria, cinco dos integrantes desse comitê, todos menos Xi e Li, deveriam deixá-lo por idade após o 19º congresso, já que estão próximos ou já passaram dos 70 anos, a idade recomendável - ainda que não é obrigatória - para deixar a cúpula do partido.

Internacional