Exército iraquiano prepara próxima ofensiva contra o EI em Al Hauiya

Cairo, 1 set (EFE).- O Exército iraquiano enviou nesta sexta-feira um comboio militar para a região de Al Hauiya, cerca de 300 quilômetros ao norte de Bagdá, para preparar uma nova ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O comando de Operações Conjuntas informou do envio de um grupo de veículos desde Tel Afar, recentemente retomada do EI, para Al Hauiya antes de mandar tropas.

O exército, por sua vez, anunciou em um comunicado o começo da operação para lançar milhares de panfletos desde aviões com o objetivo de "tranquilizar" a população e informar que o distrito será libertado "o mais rápido possível".

Al Hauiya é um enclave controlado pelo EI na província de Kirkuk, por sua vez uma área disputada por Bagdá e pela região autônoma do Curdistão, que tem aspirações separatistas.

Nos últimos dias, as tropas iraquianas concluíram a libertação de Tel Afar, no norte do país. Já em julho, expulsaram os jihadistas da cidade de Mossul, após oito meses de ofensiva.

O EI domina no Iraque o distrito de Al Hauiya e boa parte da zona da fronteira com a Síria, no oeste do país, um amplo território desértico, exceto algumas áreas povoadas na beira do rio Eufrates, como a cidade de Al Qa'im.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos