Farc enviam carta ao papa para pedir encontro durante visita à Colômbia

Bogotá, 1 set (EFE).- Os líderes das Força Alternativa Revolucionária do Comum, partido político que surgiu após a desmobilização da guerrilha das Farc, afirmaram nesta sexta-feira que enviaram uma carta ao papa Francisco para solicitar um encontro durante sua visita à Colômbia na próxima semana.

"Tivemos contato com o Vaticano. Enviamos cartas à vossa santidade pedindo respaldo aos esforços de paz da Colômbia. Ele nos respondeu muito gentilmente. Temos a foto na qual recebe a missão enviada pelas Farc", disse Luciano Marín Arango, conhecido como "Iván Márquez", em coletiva de imprensa.

No entanto, ao apresentar as conclusões às quais chegaram durante o congresso no qual a guerrilha se transformou em partido político, o ex-guerrilheiro esclareceu que gostaria de ter a oportunidade de falar com o bispo de Roma, mas não têm certeza de "que vá acontecer. Não temos certeza".

Por sua vez, Julián Gallo Cubillos, conhecido como "Carlos Antonio Losada", outro porta-voz das Farc, manifestou que a visita que o máximo pontífice realizará de 6 a 10 de setembro à Colômbia é da maior importância para o país.

"É fundamental seu apoio, ainda mas agora que começa a etapa mais dura do acordo de paz que é a reconciliação. Por isso, palavras e orações, tudo o que pode facilitar para ajudar a fechar as feridas do conflito são importantes", indicou Losada.

Apesar da solicitação das Farc, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, precisou hoje que o papa Francisco não tem prevista nenhuma reunião com ex-guerrilheiros, membros da oposição e bispos venezuelanos em sua viagem à Colômbia.

Ainda que na visita fará algumas referências ao processo de paz colombiana, não se trata de uma viagem política, mas "uma viagem pastoral para anunciar o evangelho", esclareceu Burke.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos