FSD tomam centro antigo de Raqqa, capital do EI na Síria

Cairo, 1 set (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD) tomaram o centro antigo da cidade síria de Raqqa, capital de fato do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou nesta sexta-feira este grupo de milícias lideradas por curdos.

Com a conquista do centro antigo, as FSD, que contam com o apoio da coalizão internacional, já tomaram 65% do território desta cidade do nordeste do país, segundo um comunicado assinado pela porta-voz do grupo, Yihan al Sheij Ahmed.

Além do centro antigo, as FSD tomaram o controle do bairro de Al Daraya, considerado "uma das fortalezas estratégicas" do EI dentro da cidade.

Os combates nestes dois bairros se prolongaram durante um mês, segundo especificou as FSD, que na ofensiva de Raqqa também tem o respaldo de forças especiais americanas sobre o terreno.

Ahmed detalhou que os combates prosseguem em seis bairros e assegurou que as suas forças não se irão parar até alcançar a vitória contra o EI.

A ofensiva contra Raqqa começou em 6 de junho, com o apoio da coalizão internacional, que está realizando bombardeios diários, e de soldados das forças especiais dos EUA sobre o terreno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos