Irmão de sucessor de "El Chapo" tinha solicitado asilo nos EUA, diz advogado

San Diego (EUA), 1 set (EFE).- Álvaro López Núñez, irmão de Damaso López Núñez, sucessor de Joaquín "El Chapo" Guzmán à frente do Cartel de Sinaloa, solicitou asilo politico nos Estados Unidos alegando que estavam "caçando membros da sua família", revelou nesta sexta-feira seu advogado durante uma audiência na corte federal de San Diego, na Califórnia.

No último dia 18 de agosto, o irmão de Damaso López Núñez, conhecido como "El Licenciado", se apresentou no porto fronteiriço de Nogales (Arizona) e solicitou asilo politico, mas acabou sendo detido.

Aparentemente, Álvaro desconhecia que era procurado pela Justiça americana por suposta conspiração para distribuição e importação de substâncias controladas.

Três semanas antes da sua detenção, seu sobrinho, Damaso López Serrano, de codinome "El Mini Lic", também tinha se entregado às autoridades da Agência Federal Antidrogas dos EUA (DEA) na Califórnia.

"El Mini Lic" enfrenta acusações por conspiração para importar e distribuir metanfetaminas, heroína e cocaína, segundo a acusação.

Tanto "El Licenciado", detido em maio pelo exército em uma operação na Cidade do México, como seu filho "Mini Lic" mantinham uma forte rivalidade com os filhos de "El Chapo" pelo domínio do Cartel de Sinaloa, segundo a imprensa mexicana.

Hoje, naquela que foi a sua segunda audiência judicial em San Diego, Álvaro López Núñez, que tinha se declarado inocente das acusações, esteve representado por um defensor público que solicitou uma fiança de US$ 50.000 para seu cliente, mas a juíza federal Jill Burkhardt determinou que o acusado continue sob custódia.

A procuradoria aponta que o irmão de "El Licenciado" supervisionava entregas de droga desde Sinaloa até Tijuana, no México, para seu eventual transporte aos Estados Unidos.

Os EUA já solicitaram a extradição do irmão de Álvaro López Núñez, Damaso López Núñez, que se encontra sob custódia de autoridades mexicanas, uma vez que enfrenta acusações no distrito de Virgínia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos