Sexta rodada de negociações em Astana sobre paz na Síria será em setembro

Astana, 1 set (EFE).- A sexta rodada de negociações de alto nível sobre a solução do conflito na Síria acontecerá entre 14 e 15 de setembro em Astana, capital do Cazaquistão, informou nesta sexta-feira o Ministério de Assuntos Exteriores cazaque.

"De acordo com os estados fiadores - Rússia, Turquia e Irã - durante a próxima reunião foi planejado considerar uma série de documentos que regulem a atividade das zonas de segurança", indicou o serviço de imprensa do ministério.

Os participantes preveem aprovar os mapas das zonas de segurança nas províncias sírias de Idlib, Homs e Ghouta, regulamentos sobre o Centro de Coordenação, o grupo de trabalho sobre a liberdade dos detidos e reféns, a transferência de corpos e a busca de desaparecidos.

"Está previsto que as partes adotem uma declaração conjunta sobre desminagem humanitário dos monumentos históricos da Síria incluídos na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade elaborada pela Unesco, bem como que discutam outros assuntos de interesse", sustentou o Ministério de Exteriores cazaque.

"Na véspera da reunião de alto nível, os Estados fiadores planejam sustentar uma reunião do grupo de trabalho - que supervisiona a cessação das hostilidades - em 13 de setembro", acrescentou.

A capital cazaque acolheu cinco reuniões sobre o conflito sírio.

O principal resultado das conversas foi a assinatura pelos Estados fiadores de um memorando em maio pelo qual foram estabelecidas quatro zonas seguras no país árabe.

Este acordo pretende proteger a população civil e rebaixar a tensão entre os rebeldes e as forças governamentais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos