Frankfurt inicia evacuação para desativar enorme bomba da II Guerra Mundial

Berlim, 2 set (EFE).- As autoridades iniciaram neste sábado as operações prévias à evacuação no domingo de cerca de 60 mil pessoas em Frankfurt (oeste), onde ocorrerá a desativação de uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial.

Equipes de proteção civil já iniciaram neste sábado a levar para outra clínica pacientes e de bebês que estavam internados em um hospital de Frankfurt dentro da zona afetada pela operação, a maior da história moderna da Alemanha.

A evacuação do resto da população dessa cidade começará às 6h da manhã de domingo e obrigará cerca de 60 mil pessoas a deixar suas casas e ir para uma zona de segurança.

A bomba de Frankfurt foi achada em 29 de agosto durante trabalhos de construção no bairro de Westend.

Os Bombeiros, a Polícia de Frankfurt e o Escritório da ordem pública participarão dos trabalhos de evacuação.

A bomba achada, que será desativada no domingo, é uma mina aérea HC 4000 com 1,4 toneladas de explosivo.

Além disso, será realizada amanhã outra operação similar, ainda que de menores dimensões, na cidade de Coblenza (sul), que afetará aproximadamente 20 mil cidadãos.

Mais de 70 anos após o fim da II Guerra Mundial, seguem sendo localizadas a cada ano na Alemanha cerca de 2 mil toneladas de bombas sem explodir.

No começo desta semana, a desativação de uma bomba em Berlim obrigou a fechar durante várias horas o aeroporto de Tegel.

Mais de 20 voos foram desviados e os passageiros afetados acabaram nas instalações do futuro aeroporto internacional da capital alemã, que ainda não inaugurou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos