Lidia segue percurso pelo México e autoridades mantêm alerta vermelho

México, 2 set (EFE).- A tempestade tropical Lidia, que por enquanto deixou quatro mortos, segue seu percurso pela península da Baixa Califórnia com chuvas intensas, por isso foi mantido o alerta vermelho no noroeste do país.

O fenômeno está localizado a 80 quilômetros ao leste de Punta Eugenia, Baixa Califórnia Sul, e a 115 quilômetros ao sul de San José de las Palomas, Baixa Califórnia, e se desloca para o noroeste a 19 km/h, indicou em seu boletim o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O fenômeno gera ventos sustentados de 65 km/h e sequências de 85 km/h.

O SMN previu tempestades intensas torrenciais (150 a 250 milímetros) em Baixa Califórnia, tempestades muito fortes (75 a 150 milímetros) em Baixa Califórnia Sul e Sonora, e tempestades fortes intensas (50 a 75 milímetros) em Chihuahua.

O organismo prevê que Lidia se degrade para depressão tropical durante a tarde de hoje.

Por conta da passagem da tempestade tropical, o Sistema Nacional de Proteção Civil decretou alerta vermelho, que implica perigo máximo, no norte de Baixa Califórnia Sul, enquanto manteve o laranja (perigo alto) no centro e sul deste mesmo estado, bem como na costa centro e sul de Sonora.

Até o momento, Lidia deixou quatro mortos. De acordo com o secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio, as mesmas ocorreram porque estas pessoas "quiseram atravessar um córrego".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos