Passagem de tempestade Lidia pelo México deixa saldo de 7 mortos

Cidade do México, 2 set (EFE).- O número de mortes no México por causa da passagem da tempestade tropical Lidia, que percorre a península da Baixa Califórnia causando inundações e danos em infraestruturas, subiu para sete, segundo informou neste sábado a imprensa local.

O jornal "Milenio", citando fontes da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Baixa Califórnia Sul, informou que entre os sete mortos há dois menores de idade. Além disso, há uma pessoa desaparecida.

O Sistema Nacional de Proteção Civil já cancelou o alerta vermelho, que indica perigo máximo, para Baixa Califórnia Sul, ainda que mantenha o laranja, de perigo alto, no norte e no centro desse estado do noroeste do país, bem como para a costa central de Sonora e o sul de Baixa Califórnia.

Segundo o último boletim emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN), a Lidia está a 50 quilômetros a oeste de San José de Las Palomas, na Baixa Califórnia, e a 110 quilômetros a norte de Punta Eugenia, na Baixa Califórnia Sul.

Ela se desloca para noroeste a 19 km/h e nas próximas horas sairá da península de Baixa Califórnia, após o que deve se tornar uma depressão tropical.

O secretário geral de Governo de Baixa Califórnia Sul, Álvaro de la Peña, disse em entrevista coletiva que Los Cabos é o município que apresenta maiores danos materiais devidos ao fenômeno. Atualmente, 4.200 habitantes da região estão em abrigos.

A infraestrutura turística não foi danificada e o aeroporto já opera a 100% desde a manhã, e hoje receberá no total 52 voos, nacionais e internacionais, detalhou à Agência Efe Rodrigo Esponda, diretor da Secretária de Turismo de Los Cabos.

"Os turistas não foram afetados, não tiveram que ser desalojados nem levados a nenhum abrigo", disse Esponda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos