Sócrates será acusado formalmente de corrupção e lavagem de dinheiro

Lisboa, 2 set (EFE).- O Ministério Público de Portugal vai acusar formalmente o ex-primeiro-ministro do país José Sócrates de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros crimes menos graves, segundo publica neste sábado o jornal "Expresso"

Segundo fontes próximas ao processo citado pelo jornal, 80% da acusação já está escrita e será apresentada antes do término do prazo limite estabelecido pela Promotoria, que expira em 20 de novembro.

Se finalmente for confirmada esta acusação, seria um fato inédito na história da justiça portuguesa, por ser a primeira vez que um ex-premiê é acusado em um processo judicial.

Sócrates foi detido em novembro de 2014 no aeroporto de Lisboa por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude fiscal que o levaram a permanecer quase 10 meses em prisão preventiva, e outro mês e meio em prisão domiciliar.

Há quase dois anos, o antigo chefe do Governo luso permanece em liberdade à espera da apresentação da acusação formal contra ele, depois que a Promotoria adiou até em seis ocasiões a data limite para isso.

O último empecilho para poder fechar a investigação sobre Sócrates foi uma carta rogatória enviada às autoridades da Suíça da qual não se obteve resposta até o mês passado, o que precipitou a fase final do processo.

O ex-premiê e os seus advogados criticaram em numerosas ocasiões esta demora e inclusive acusaram o Ministério Público de descumprir os prazos legais da investigação, o que levou a Sócrates a denunciar o Estado português.

Sócrates é só um dos mais de 30 envolvidos formais na denominada "Operação Marqués", entre os quais também figuram o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BÊS) Ricardo Salgado; dois antigos presidentes da operadora Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, e vários empresários do grupo Lena.

Os vazamentos à imprensa apontam que Sócrates, que esteve à frente do Governo socialista entre 2005 e 2011, possuía uma fortuna de mais de 20 milhões de euros escondidos em uma complexa trama de contas bancárias no exterior, com a ajuda de testas-de-ferro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos